quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Steampunk

Steampunk é um subgênero literário de ficção científica e fantasia que retrata a tecnologia a vapor do século 19 por uma ótica pós-apocalíptica. Normalmente utiliza como pano de fundo uma História alternativa da civilização ocidental industrializada, situando-se ou na Era Vitoriana do século 19 ou no Velho Oeste americano. O Steampunk frequentemente mostra invenções retrô-futurísticas da maneira de que pessoas da época as teriam imaginado, e desta forma o gênero também se enraíza nesta referência no que tange a moda, a cultura, estilo arquitetônico e arte. As tecnologias fictícias retratadas muitas vezes se baseiam no trabalho de autores da época, como H. G. Wells, Júlio Verne e Mary Shelley.





O Steampunk também é mesclado com certa frequência a elementos de gêneros como fantasia, horror, ficção histórica, história alternativa ou ficção especulativa, fazendo deste muitas vezes um gênero híbrido. O termosteampunk foi cunhado nos anos 80 e 90, apesar de hoje ser utilizado para designar até mesmo trabalhos de ficção criados no século 19.


Steampunk também se refere a qualquer um dos estilos artísticos, vertentes da moda ou subculturas que se desenvolveram a partir da ficção steampunk. É frequente hoje customizar objetos cotidianos em um estilo mecânico steampunk pseudo-Vitoriano, desde roupas e joias até mobiliário e instrumentos musicais, por exemplo. Até mesmo alguns artistas visuais e músicos já foram descritos com steampunks.


O design steampunk enfatiza um balanço entre forma e função, deixando tênue a linha entre o funcional e o decorativo. A ideia destes trabalhos é empregar materiais típicos da Era Vitoriana, como bronze, ferro, madeira e couro com elementos de design e artesanato típicos do século 19. É inclusive comum pessoas que participam de eventos e outras interações sociais sobre o steampunk caracterizarem-se de acordo com o estilo do gênero.










Nenhum comentário:

Postar um comentário