domingo, 25 de novembro de 2012

A Moda no Período Rococó

Moda feminina


A grande figura e ícone da moda Rococó foi a rainha da França, Maria Antonieta.  Sua vida é cheia de polêmicas, acusada por uns, defendida por outros. Mas sua influência na moda e estética rococó é inegável, ao apoiar a alfaiates e costureiras na criação das peças originais e criativas.

Retrato de Maria Antonieta ,1775 - Musée Antoine Lécuyer

A moda feminina durante o período do Rococó caracteriza-se pela valorização do corpo feminino através de espartilhos muito apertados e decotes generosos, para a customização do corselet havia também uma peça de formato triangular feita de tecido que podia ser bordada ou enfeitada com rendas e fitas que era encaixada na parte fronta, indo do decote até a cintura, as mangas também são mais curtas do que durante o Barroco, sendo bastante justas e terminando em babados geralmente de renda. As saias ganharam as chamadas anquinhas, armações laterais que deixavam os vestidos tão largos que as portas do palácio de Versalhes tiveram de ser ampliadas para s damas da corte poderem passar por elas. E ainda sobre a saia principal havia a sobresaia que era geralmente aberta na frente.
Cena do filme "Maria Antonieta" de Sofia Copolla

Os penteados eram extremamente trabalhados e pesados, dando a ideia de realeza e grandeza. Os cabelos começavam em cachos nas laterais e na nuca e subiam em um topete que poderia ter até um metro de altura. A estrutura era mantida inicialmente com uma almofada, mas esta causava muito desconforto e acabou substituída por uma estrutura de arame onde os cabelos das mulheres eram organizados podendo receber ainda apliques para finalizar. Estes peados tão absurdamente grandes acabaram trazendo um novo serviço para a criadagem, o de apoiar os penteados das damas.

Os cabelos femininos prezavam pela originalidade 

Imagem satiriza o exagero das damas com seus penteados
Criado usa uma espécie de tridente para servir de apoio para o cabelo de sua senhora

Cena do casamento de Maria Antonieta no filme de Sofia Coppola mostra muito bem as vestimentas da época.

Moda masculina

El habit à la française, um termo francês usado no século XVIII, consistia em uma casaca (que mais tarde se transformaria no fraque) colete, calça justa até o joelho, completada por meias brancas e sapato de salto com grandes fivelas. Como ornamentos usavas-se lenços nos pescoços lisos ou com babados de rendas.


 As vestes masculinas eram tão enfeitadas com fitas, rendas e bordados tanto quanto a feminina, o que dava aos homens da época visual afeminado.


Os homens usavam perucas empoadas e com rabos de cavalo baixos amarrados com fitas de cetim, mesmo os que não usavam perucas mantinham os cabelos longos e amarrados na parte de trás. 



Cenas da série de filmes Piratas do Caribe que tem seu figurino baseado no período Rococó







Nenhum comentário:

Postar um comentário