domingo, 18 de novembro de 2012

Rococó - Contexto social e histórico


Ao longo do século XVII a França e a Inglaterra eram os dois grandes polos que dominavam as disputas diplomáticas da Europa. Enquanto a Inglaterra era a grande potencia marítima e na produção de tecidos de algodão, a França dominava a exportação de produtos manufaturados como tecidos (sedas, lãs, fitas, malharia), roupas e artigos de luxo.

Fabricação artesanal de tecidos de sedas

                As pesquisas científicas iniciadas pelos iluministas durante o Renascimento, trouxeram muitas inovações para o século XVII na área de estudo das cores. Isac Newton (1642-1727) foi o primeiro a isolar as cores principais do espectro da luz, as chamadas cores primarias (azul, amarelo e vermelho), delas nascem todas as outras cores.

Isac Newton estudou os espectros da luz com a ajuda de um prisma

                 Johann Tobias Mayer, professor da Universidade de Göttinger, estabelece a gama de nuances listando 91 principais e 9381 tonalidades discerníveis pelo olho humano. Estes conhecimentos foram as bases para os fabricantes de tintas trouxessem para seus produtos os avanços notáveis que houveram nesta época. Durante o reinado de Luís XV as cores eram de tons mais sutis, já seu sucessor Luís VXI viveu durante seu reinado uma moda de cores mais fortes e vibrantes.

Madame Du Barry foi uma das famosas amantes de Luís XV

                O reinado da Regência (1715-1723), teve como característica a perda do fôlego de sentimento de corte, a necessidade de ver e ser visto foi ofuscado pela pompa e etiqueta de Versalhes, onde privilegiava-se encontros que enalteciam o dom da conversação. Com a chegada de Luís XV, a corte  volta a desfrutar de uma certa liberdade, deixando um pouco de lado o cerimonial do palácio de Versalhes.
                A burguesia passa a ansiar pela vida de prazeres da corte, assim ostentar grandes fortunas em salões decorados com todo o luxo e requinte os fazia sentirem-se mais perto da nobreza. As vestimentas também refletiam essa necessidade, sendo tão ricas e originais quanto a de qualquer nobre.


Nesta série francesa, Marquise de Pompadour, podemos observar a escalada de uma plebeia rumo a nobreza.


                Neste contexto de riqueza, luxo e prazer surge a estética rococó que deixa de lado toda a dramaticidade do barroco, adotando ares mais frescos e alegres ao enaltecer o lado belo da vida.

Retrato de Madame de Pompadour, mais tarde chamada de Marquesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário