quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A moda na Renascença - Parte II

A moda feminina

Continuamos neste post a falar da moda no Renascimento, agora abordando os trajes femininos da época.

Assim como os homens, as mulheres também usavam uma túnica branca com mangas amplas e justas no punho, a chamada chemise, como roupa de baixo. Uma característica muito forte da moda deste período era o uso de peças independentes, para a maior personalização da composição. Mangas, corpetes, saias e acessórios poderiam ser misturados, combinados e descombinados para formar inúmeros looks. Um detalhe importante a ser ressaltado era a manga solta do corpet, presa apenas por pequenos laços, deixando entrever a chemise por baixo da roupa (imagem abaixo).

A moda feminina na Renascença caracteriza-se pelo seu esplendor e sensualidade, ao ressaltar as curvas do corpo feminino sem oprimi-lo em desconfortáveis espartilhos. O corpo feminino revela-se ao ser ajustado com corpetes que acentuam a cintura e valorizam os seios. No Renascimento a silhueta ampulheta era muito apreciada entre as mulheres, seios fartos e ancas largas indicavam uma mulher fértil e saudável.

As mulheres italianas se diferenciavam muito das demais mulheres europeias, pois valorizavam um visual mais natural, enquanto no restante da Europa muitas mulheres raspavam os cabelos para deixar a testa mais alta e usavam elaborados penteados. Os penteados eram bastante trabalhados, misturando cabelo liso, com cachos, coques, mechas soltas... o céu era o limite. Nesta época, as mulheres usavam o precursor do nosso baby liss, uma barra de ferro cilíndrica que era aquecida e enrolada no cabelo.





O colo aparecia descoberto ou com o uso de transparências, para mostrar sem realmente desvelar (imagens abaixo).



As mulheres abusavam de joias pesadas e enfeites de cabelo. As saias eram extremamente longas e, para não tropeçar em tanto tecido, elas tinham de usar um modelo bem peculiar de tamanco, com solado de madeira de aproximadamente 10cm de altura (figura abaixo).


Além desse acessório, as mulheres também usavam preso ao cinto uma bolsinha com diversos acessórios, como pentes de casco de tartaruga e pequenas facas.




Como veremos nos próximos posts a moda Renascentista serve como base para as vestimentas da época Barroca, onde tudo foi exagerado e ressaltado, mas isso é assunto pra outro dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário